RSS

POSTAIS DO RIO GRANDE DO SUL

08 Fev

Perfil dos gaúchos

dcs

Projeto Postais: acaba de sair o novo livro, dessa vez com a pesquisa focada em dados do Rio Grande do Sul. Postais Rio Grande do Sul é uma fonte de informações, curiosidades e revelações sobre os hábitos e costumes do povo gaúcho. A edição anterior foi sobre Porto Alegre.

Comandada pelo departamento de Pesquisa e Planejamento da DCS – com execução da Segmento Pesquisas de Marketing, o Postais Rio Grande do Sul entrevistou 1.200 gaúchos em 20 cidades chaves, abrangendo todas as regiões do Estado (noroeste, nordeste, sul, fronteira, Porto Alegre, Grande Porto Alegre, centro-ocidental e centro-oriental) durante o final do primeiro semestre de 2010, sendo os entrevistados amostras proporcionais de sexo, classe e idade.

O livro, com prefácio da escritora gaúcha Letícia Wierzchowski, é uma porção de informação na medida certa – daí a referência aos postais. Em plena era de twitters, o cartão postal ainda é uma metáfora para isso: uma foto representativa, uma referência afetiva, seguida de uma mensagem particular, enviada para alguém que se importa.

O Postais Rio Grande do Sul é também um importante instrumento para quem trabalha com comunicação e marketing. Entender melhor o comportamento do consumidor, do comprador, do influenciador, do cidadão, é hoje um atributo imprescindível. A proposta é essa: gerar informação nova, diferente, relevante e, principalmente, legítima.

Algumas curiosidades:

Viagem:
Segundo a pesquisa cerca de 83% dos gaúchos deseja fazer uma viagem dos sonhos, de preferência para um lugar ensolarado (RJ aparece como destino de sonho de 11% dos entrevistados).

Valores:
São ao mesmo tempo a favor dos movimentos tradicionalistas gaúchos (MTG) e pesquisas com células tronco, e contra racismo, aborto, bullying e corrupção.

Preferências:
Mas velhas referências continuam marcando esse povo: 77% declara o churrasco como prato preferido, 53% identifica o cavalo como a cara do estado e 38% dos entrevistados afirma que se o RS fosse um país, seria o Brasil.

Música:
E no quesito musical, uma das maiores surpresas: 30% dos entrevistados preferem a música sertaneja em seus ouvidos.

O livro Postais Rio Grande do Sul não está à venda. Interessados em adquirir o volume podem entrar em contato por email: com miltinho.talaveira@dcsnet.com.br, ou pelo fone : 51 21 23 4718 – Gerente de Comunicação da agência ou pela Assessoria de Imprensa Fróes & Berlato com Laura Wilke Gomes, laura@froesberlato.com.br fone : 51 3388 6849

Anúncios
 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: