RSS

“É da Nossa Conta”

13 Nov

“É da Nossa Conta” conclui primeira edição, fortalecendo cidadania

foto: Divulgação

“É uma experiência que levarei para toda a minha vida”. Emocionada, a aluna Vitória Bastos, 17 anos, resumiu assim a sua participação no programa “É da Nossa Conta”, projeto socioeducativo do TCE-RS, que nesta sexta-feira (11) encerrou sua primeira edição, realizada com estudantes do Colégio Júlio de Castilhos, de Porto Alegre.

Vitória cursa o primeiro ano do ensino médio e, juntamente com outros três alunos, simulou uma auditoria que avaliou as condições da reforma na quadra de esportes. O resultado não poderia ter sido mais produtivo para a cidadania. Detectaram que a empresa contratada para fazer a obra num prazo de seis meses, há dois anos realiza os trabalhos e ainda tem muito a fazer. Notaram que as marcações da quadra estão equivocadas, confundindo quem pretende praticar vôlei ou futsal. Descobriram, ainda, que o contrato prevê um vigia permanente na obra, mas que ninguém estava cuidando dos materiais.

Com auxílio da tecnologia, outro grupo percorreu os banheiros com os celulares à mão, filmando e fotografando a precariedade dos locais. Vasos quebrados, ausência de papel higiênico, pichações. Constatações feitas, o grupo já apresentou como solução a adoção de um programa de conscientização e de prevenção ao vandalismo.

Dois outros grupos também atuaram de maneira exemplar em suas áreas. Um avaliou a remessa de livros que o governo federal manda para a escola e, outro, a merenda. Os alunos souberam que foram enviados 21 mil livros, mas detectaram que não houve contagem na hora da entrega. Também notaram a falta de controle de quem recebe o material que, obrigatoriamente, deve ser devolvido ao final do ano letivo. Quanto ao lanche, os alunos ficaram sabendo quanto custa cada unidade servida e de onde vem o dinheiro. Entrevistaram os colegas para saber da qualidade e se a quantidade era suficiente e chegaram ao resultado que aponta satisfação da maioria com o serviço prestado. “Esse programa do Tribunal de Contas me proporcionou maior compreensão da sociedade e do governo. Na escola, o que é de um, é de todos; precisamos ter essa consciência”, disse o aluno Jeovane Ferreira, 15 anos.

O programa “É da Nossa Conta” é coordenado pela Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC) e visa integrar estudantes com o Tribunal de Contas, rompendo o distanciamento com o poder público. Além das auditorias simuladas, os alunos conheceram a estrutura do TCE-RS e o trabalho realizado.

Instrutor do projeto, o auditor Carlos Eduardo Fleck estava emocionado no momento da entrega dos certificados aos participantes. “O resultado foi melhor que esperávamos”, comentou. A auditora Fernanda Nunes lembrou que o programa gerou ansiedade por seu caráter inédito em termos de Tribunal, mas que o desafio animou todos os envolvidos, resultando numa ação que valorizou a cidadania e a democracia.

Em breve, todas as fotos dos encontros, bem como os resultados obtidos, serão disponibilizados em um blog.

João Roberto Silvestre

Foto: Divulgação TCE/RS

enviado: TCE/RS – Assessoria de Imprensa

Anúncios
 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: