RSS

Mario Quintana em Braille

18 Nov

Dando continuidade à Coleção Mario Quintana para Infância, a produtora aprata lança dois novos títulos do poeta em Braille, fonte ampliada, CD e DVD, 23 de novembro, às 16 horas, na Casa de Cultura Mario Quintana (Mezanino, 2° andar).


Sapo Amarelo e Sapato Furado são destinados ao público infanto-juvenil com cegueira e baixa visão. Os livros completam a Coleção lançada em 2009 que conta também com O Batalhão das Letras, Pé de Pilão e Lili inventa o Mundo.

As publicações vêm acompanhadas de CDs com as narrações dos poemas e trilhas originais criadas por renomados músicos e artistas brasileiros. Além disso, traz também um DVD multimídia com dois livros digitais em formato flip para ser utilizado em sala de aula – uma ferramenta que amplia o acesso à obra do poeta -, fotografias de Dulce Helfer, ficha técnica da Coleção e um filme institucional do Grupo CEEE.

Braille Quintana – Coleção Mario Quintana para a Infância tem o patrocínio do Grupo CEEE, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é dirigido às crianças e jovens cegos do País.

Além da distribuição gratuita e dirigida às entidades que atendem deficientes visuais no Rio Grande do Sul e estudantes cadastrados, os livros também serão entregues gratuitamente em 27 bibliotecas públicas estaduais do país.

A Coleção Mario Quintana para a Infância reúne talentos de diferentes partes do Brasil, priorizando participações dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O projeto revela a obra de Quintana através dos diferentes sentidos. Para compor os dois novos volumes, Leocádia Costa e Carolina Rios Pinto Costa, idealizadoras da proposta, convidaram nomes das letras, das artes e da música de grande destaque na cultura gaúcha e brasileira.

Composto por 65 poemas e prosas poéticas, Sapo Amarelo tem ilustrações de Daniel Bueno e design de Carol Grespan na versão impressa e trilha musical produzida por Waldemar Falcão. Waldemar produziu quatro canções com levadas de reggae, marcha-frevo, jazz, rock sinfônico, xaxado nordestino e moda de viola para o CD: Das Utopias, Teoria do Esquecimento, Madrigal Recusado e Tema de Quintana.

Participam também como arranjadores e músicos-intérpretes Monique Aragão e Fernando Gamma além das vozes de Gabriel Falcão, Úrsula Corona e Betina Graziani. A narração dos poemas de Sapo Amarelo também destacam as vozes de Mirna Spritzer, Sandra La Porta, Roseane Milani, Arthur Schreinert, Cleiton Echeveste, Juliano Canal e Morgana Rodrigues. Completando o time, o folclorista, pesquisador e escritor Paixão Côrtes narra Aquele Estranho Animal, poema de Quintana, a quem considera um talento universal.

Já o quinto volume da série, Sapato Furado foi ilustrado por Thais Ávila, tem design de Valdir Canado e trilha sonora composta pelo mineiro Fernando Brant, que criou a canção-tema do CD, Mario Quintana homenagem ao poeta Quintana com quem ele se encontrou pessoalmente em Porto Alegre. Em Mario Quintana a voz é de Tadeu Franco intérprete mineiro que iniciou sua carreira musical produzido pelo parceiro de Brant, Milton Nascimento. A produção da canção é de Robertinho Brant que também divide a composição com Fernando. A participação especial de Fernando Brant conta com a versão da crônica em que relata com sensibilidade e admiração seu encontro com o poeta na década de 90.

As narrações dos 29 poemas de Sapato Furado apresentam as vozes de Ricardo Silvestrin, Paulo Rosa, Cleiton Echeveste e Diogo Biazus. Diogo gravou um texto bastante informal contando suas memórias da época de guri junto ao poeta Quintana de quem é sobrinho-neto.

Faz parte da Coleção um material inédito com 26 vídeos-poemas que destacam às gravações dos narradores em Porto Alegre e Rio de Janeiro. Os depoimentos de Fernando Brant e Paixão Côrtes podem ser conferidos no site http://www.aprata.com.br

Informações à imprensa: Paola Coelho 51- 9331.2913 – paola@lupacomunica.com.br

Anúncios
 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: