RSS

Loma interpreta músicas do cancioneiro litorâneo na Fundação Ecarta

04 Abr

Fotos: Rosane Scherer

O primeiro Ecarta Musical de abril, no sábado, dia 14, será ao ritmo cadente do maçambique e do quicumbí. Loma, Carlos Catuípe e Javier Méndez apresentarão músicas do cancioneiro litorâneo no show Loma… Morena Maçambiqueira. As letras falam do amor à natureza, da história do litoral e sua gente, da vida e lida do pescador, bem como de religiosidade e sabenças. No repertório, canções de Carlos Catuípe e Ivo Ladislau, precursores do movimento de resgate da cultura do litoral. A perseverança desses compositores resultou na adesão preservacionista de outros artistas do Rio Grande do Sul e na propagação desta iniciativa, feita por meio de festivais de música em vários estados brasileiros, espetáculos temáticos, shows, entre outros.

O show Loma… Morena Maçambiqueira será na Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre), às 18h, com entrada franca.

OS MÚSICOS

Loma | Cantora e compositora. Começou a cantar profissionalmente em 1973, como vocalista do grupo Pentagrama. Em 1985 lançou Loma, seu primeiro LP, com arranjos assinados por Geraldo Flach, produzido em parceria com Cao Guimarães, e com composições de Bebeto Alves, Cao Guimarães, Zé Caradípia, Cao Trein, Luiz Coronel, Fernando Gama (Boca Livre) e Geraldo Flach. Ao fim de 1989, foi eleita pela crítica a melhor cantora de década. Em 1992, lançou o segundo LP, Um Mate por Ti, pela Gravadora RGE, e foi indicada ao prêmio Sharp de Música, na Categoria Cantora Regional. Em 1999, Loma recebeu o troféu de Melhor Intérprete do Rio Grande do Sul, e o seu terceiro disco, Além Fronteiras, o Prêmio Açorianos de melhor CD de MPB. Desde 2002, participa do Grupo Cantadores do Litoral, que tem divulgado o legado afro-açoriano no Estado. Em 2005, lançou uma coletânea dos seus 30 anos de carreira no CD Loma Ziguezagueando.

Carlos Catuípe | Arranjador, violonista, compositor e cantor. Estudou violão clássico no Liceu Musical Palestrina, no Rio de Janeiro, e cursou arranjo e orquestração com o maestro Aloísio Pontes em São Paulo, onde trabalhou durante 12 anos. Lá tocou com Ângela Maria, Oswaldinho do Acordeon, Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Pery Ribeiro, entre outros renomados músicos da MPB. Lançou os CDs Coração de Tambor e Comunidades – 250 anos de povoamento Açoriano no RS, e participou em gravações de discos de intérpretes gaúchos e nacionais, como Pery Ribeiro e Oswaldinho do Acordeon.

Javier Méndez | Estudou teoria musical, piano e violão no Conservatório de Música de Pelotas. Participou de shows e gravações com vários artistas locais e nacionais. Na década de 1990, morou no Rio de Janeiro, acompanhando, entre outros, o conterrâneo Kleiton Ramil. De volta a Porto Alegre, desde 1998, continua dedicando-se à música e à medicina, Mais recentemente, fez shows com a Banda R-40 (cover).
Loma e Catuípe    Ft Pedro Mazzan FB Loma e Catuípe Foto: Pedro MazzanFB

ECARTA MUSICAL | ENTRADA FRANCA

Show Loma… Morena Maçambiqueira, com Loma, Carlos Catuípe e Javier Méndez

14 de abril de 2012 | Sábado | 18h

Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)

Contato para a imprensa

Jornalista Dóris Fialcoff | 51 9606.0155

imprensa@fundacaoecarta.org.br| http://www.fundacaoecarta.org.br

Anúncios
 

Etiquetas: , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s