RSS

Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento

12 Abr


CONVITE

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, através do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros, tem o prazer de convidá-lo para o lançamento do catálogo do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento que ocorrerá no dia 24 de abril de 2012, terça-feira, às 19h, no Café da Imprensa localizado no prédio da Associação Riograndense de Imprensa – Borges de Medeiros, 915, térreo, Centro de Porto Alegre. O lançamento integra as comemorações dos 70 anos do Sindjors.

Este prêmio tem o propósito de estimular a produção de conteúdos jornalísticos que contribuam para a prevenção e a eliminação de todas as formas de manifestação do racismo e da discriminação racial. Além disso, se propõe a incentivar a cobertura jornalística sobre o combate às desigualdades raciais no Brasil, e impulsionar nas redações, em todo o país, a prática de um Jornalismo plural com foco na promoção da igualdade racial. O Prêmio Nacional Abdias Nascimento visa também valorizar as iniciativas no Jornalismo brasileiro que estejam contribuindo para a compreensão do racismo como um problema estrutural no campo das desigualdades e dar visibilidade às soluções inovadoras para a superação do racismo no país.

O prêmio é uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, e é promovido em parceria com as Cojiras de Alagoas, Paraíba, São Paulo, Distrito Federal e o Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do Rio Grande do Sul. O projeto conta com o patrocínio da Fundação Ford e da Fundação W. K. Kellogg e apoio da Federação Nacional de Jornalistas – Fenaj.

Inscrições

As inscrições para concorrer na segunda edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento começam a partir do mês de maio. Estarão aptas a concorrer as reportagens publicadas e/ou veiculadas no período de 1º de maio de 2011 a 30 de abril de 2012. Acompanhe as novidades no site http://www.premioabdiasnascimento.org.br. Entre os temas sugeridos para concorrer, estão saúde da população negra, intolerância religiosa, juventude negra, ações afirmativas, empreendedorismo, desigualdades, direitos humanos, relações raciais, políticas públicas, populações/comunidades tradicionais e discriminação racial.

Quem foi Abdias Nascimento

O ex-senador Abdias Nascimento foi um ícone no combate ao racismo no país. Nascido em 1914, desenvolveu vasta produção intelectual como ativista, político, pintor, escritor, poeta, dramaturgo. Natural de São Paulo, participou dos primeiros congressos de negros no país. Já no Rio de Janeiro, criou o Teatro Experimental do Negro (TEN) na década de 1940. Como jornalista, foi repórter do Jornal Diário, além de ter trabalhado em vários periódicos. Fundou o Jornal Quilombo e também é filiado no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro desde 1947. Pressionado pela ditadura, se exilou nos Estados Unidos durante 13 anos. De volta ao Brasil, ocupou os cargos de Deputado Federal e Senador da República. Foi professor emérito da Universidade de Nova York e Doutor Honoris Causa por várias instituiç ões de ensino superior, entre elas, a Universidade de Brasília e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Faleceu aos 97 anos na noite de 23 de maio de 2011.

Atenciosamente,

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul
Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros

Anúncios
 

Etiquetas: , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: