RSS

1º Prêmio Brasília de Literatura – Affonso Romano

19 Abr

Foto: Arq FB / Fábio Santa Helena

Prêmio para Affonso Romano
More Sharing ServicesShare on emailShare on tweet

15/04/2012 19:58:52

Anunciado na sexta-feira e repercutido neste sábado em praticamente todos os ambientes culturais do País, o resultado do 1º Prêmio Brasília de Literatura, desenvolvido em aproximação à 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, que de iniciou no sábado e se estende até a próxima segunda-feira, dia 23 de abril, deve ter sido bastante comemorado em Santa Cruz do Sul.

E por que seria? Simplesmente porque uma das grandes atrações da 25ª Feira do Livro de Santa Cruz, entre 25 de agosto e 2 de setembro de 2012, saiu com amplo destaque do certame literário na capital federal. O poeta, cronista e professor mineiro Affonso Romano de Sant’Anna foi aclamado como o grande vencedor na categoria Poesia, com seu Sísifo desce a montanha, lançado em 2011 pela Rocco. O simpático moço da foto aí abaixo, da altura de seus 75 anos, tem, assim, motivos mais do que suficientes para abrir um sorrisão no rosto.
Ft: Arq. Divulgação
Pelo seu histórico de dedicação às artes e à cultura e pela qualidade geral de sua obra, é evidente que esse prêmio é merecido. E vem, assim, em uma hora oportuna para os santa-cruzenses. Alguém aí seria desantenado a ponto de não querer ler o livro que ganhou R$ 30 mil (valor reservado aos primeiros colocados) no mais novo e já cult concurso literário do Brasil? Cumpre lembrar: nada menos que 1.700 livros concorriam nas diversas categorias desse prêmio, em Brasíla. É obra! Ao final de agosto, Affonso estará desembarcando em Santa Cruz do Sul para cumprir agenda dentro do maior e mais importante evento literário e cultural da região central do Rio Grande do Sul. Então, com seu exemplar de Sísifo desce a montanha (capa) debaixo do braço, será concretizada a chance de garantir um autógrafo deste ilustre intelectual.

Em outras categorias, como será possível verificar por aí, nesse mundão sem fim (e sem começo?) da internet, há gaúcho na parada dos vencedores. Michel Laub, romancista que anda chamando a atenção de leitores e críticos e não é de hoje, foi o grande ganhador na categoria Romance, com seu Diário da queda (Companhia das Letras). Em contos e crônica, o primeiro lugar ficou com Antônio Prata, por Meio intelectual, meio de esquerda. Outro que eu mencionaria é o vencedor em biografia, ninguém menos que José Paulo Cavalcanti Filho, por Fernando Pessoa, uma quase autobiografia, outro que considero mais do que merecido, porque realmente se trata de obra seminal.

Quem quiser conferir a lista geral de ganhadores (e até dos segundos colocados) certamente encontrará boas dicas de leitura para esse outono-inverno que adentra as brumas dos entardeceres a passos rápidos pero trôpegos.

http://www.affonsoromano.com.br

FEIRA DE BOGOTÁ- 18/28 abril, 2012- HOMENAGEM AO BRASIL
Diversas participações de Marina e Affonso:
Foto: http://www.blogdopco.com.br

MARINA COLASANTI:
Foto: Rosane Scherer/FB
1.Dia 22, uma intervenção no espaço da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil
2.Dia 23, palestra no pavilhão brasileiro:”Ser mulher e escritora no Brasil”.
3.Dia 24, uma mesa con Yolanda Reyes, escritora, editora, professora colombiana.
4.Dia 25, um encontro com crianças e jovens , solicitada pela Prefeitura
5.Dia 26, uma mesa , sobre minha obra, debatedora Maria Candelaria Posada, editora.

AFFONSO ROMANO DE SANTANNA:

1-Dia 22, 15.00-16,300 “La vida a través de la poesia- Affonso Romano de Sant’Anna en conversación con John Galán Casanova.

Affonso Romano de Sant’Anna es autor, desde hace cuatro décadas, de libros de poemas con la que ha crecido y madurado varias generaciones. Ensayista, un escritor de una originalidad a toda prueba, en esta ocasión hablará con el poeta John Galán Casanova, a propósito de una Antología de su obra preparada por la Universidad Externado de Colombia.

2-Dia 24,18,40 20hoo- Como ler Carlos Drummond de Andrade
Affonso Romano de Sant’Anna

El poeta Affonso Romano de Sant’Ana reflejiona sobre como salir de la lectura solamente estilistica y temática e penetrar em la estrutura de una obra que es un “proyeto poético pensando”, tal como escribió Heidegger sobre Holderlin, proyecto que se institui como una pieza de teatro en tres actos: Yo > Mundo, Yo < Mundo e Yo = Mundo.

3- Dia 25, Lançamento del Septimo Concurso Literario “El Brasil de los Sueños” 2012, do IBRACO – Participación Affonso Romano de Sant’Ana.
El Instituto de Cultura Brasil Colombia (IBRACO) homenajeará en el Séptimo Concurso Literario “El Brasil de los Sueños” a João Guimarães Rosa, escritor, poeta, médico y diplomático, quien por la innovación lingüística de su obra, ha sido comparado con grandes escritores como James Joyce y Juan Rulfo

Advertisements
 

Etiquetas: , , , ,

4 responses to “1º Prêmio Brasília de Literatura – Affonso Romano

  1. Rildo Hora

    Abril 19, 2012 at 7:24 pm

    Fiquei muito contente e envaidecido com a premiação.
    Parabéns Affonso e Marina, adoramos vocês!

    Gostar

     
  2. Diana Cardoso Darwish

    Maio 7, 2012 at 11:52 am

    Parabéns ao poeta Affonso pelo premio recebido merecidamente!
    Diana Darwish

    Gostar

     
    • Rildo Hora

      Maio 8, 2012 at 12:58 pm

      Estamos contentíssimos. Affonso Romano é um grande pensador-poeta brasileiro.
      Rildo Hora e família

      Gostar

       
  3. lista de email

    Dezembro 2, 2012 at 11:04 am

    what you’ve said makes sense, and i can understand it very clearly, thanks. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    Gostar

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: