RSS

Exposição do Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça, em Porto Alegre

25 Maio

Porto Alegre volta a receber a exposição
do Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça

Etinerância do Prêmio no Rio de Janeiro – Foto: José Paulo Lacerda

Está marcada para o dia 30 de maio, a abertura da exposição do Prêmio CNI SESI para Artes Plásticas Marcantonio Vilaça, que ficará em cartaz até o dia 1º. de julho de 2012, no Mezanino da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. Dentro das atividades da exposição será oferecido o encontro SESI Arte-Educação para professores e o Educativo para Escolas -visita guiada e oficinas para estudantes de escolas de ensino fundamental e médio (ver abaixo).

Realizada pela Confederação Nacional da Indústria-CNI e pelo Serviço Social da Indústria-SESI, com a participação da FIERGS/SESI, RS, a exposição tem parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Cultura-SMC e do Centro Cultural Usina do Gasômetro.

A exposição
Itinerante, em cada edição do Prêmio a exposição percorre as cinco regiões do Brasil, sendo exibida nas Capitais. Nesta 4ª. edição, a exposição já esteve em cartaz na Casa França Brasil, no Rio de Janeiro, de março a abril. De Porto Alegre seguirá para os outros estados, nas cidades de Cuiabá, Macapá, Maceió e encerra temporada no Palácio das artes em Belo Horizonte em dezembro de 2012.
Artista Marcone José Moreira – Foto: José Paulo Lacerda

A exposição do Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça elege um dos cinco artistas premiados na respectiva edição para ser o artista convidado de cada cidade. Aqui em Porto Alegre o convidado é Marcone José Moreira, de Marabá (PA). Os artistas contemplados no Prêmio 2011-2012 são André Komatsu, Jonathas de Andrade, Laura Belém, Marcone Moreira e Paulo Nenflidio.

Objetivos do Prêmio
De âmbito nacional, com periodicidade bienal, composto por três etapas que reúne as inscrições, a seleção de 30 artistas, e a premiação dos cinco finalistas que participarão da exposição itinerante, os quais pelo período de um ano recebem acompanhamento de um crítico de arte no seu processo de trabalho, o que resulta na escolha das obras de cada artista, as quais farão parte da exposição, O Prêmio CNI SESI MARCANTONIO VILAÇA foi criado em 2006 pela Confederação Nacional da Indústria – CNI. Coordenado pelo jornalista Celso Fioravante, tem como objetivo incentivar novos talentos que tenham produções artísticas inéditas, destinadas ao acervo de instituições museológicas, fomentando a difusão e a criação das artes visuais no Brasil e sua consequente formação de público. Uma das preocupações preponderantes do SESI ao fomentar ações de caráter artístico-cultural é a de conscientizar o meio social a que elas se destinam, de modo a que possa melhor compreendê-las, nelas identificando a dinâmica e os processos culturais não apenas como entretenimento, mas também, e principalmente, como veículo para aprimoramento pessoal, cognitivo e produtivo.

Sob essa ótica, o Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas propõe a integração das artes em suas diversas manifestações. Estimula a diversidade, a compreensão de valores éticos e estéticos, seja por meio do incentivo à expressão da criatividade e inovação, seja por meio de oportunidades de apoio aos artistas, não apenas na produção de seu trabalho, mas também no estudo crítico de sua obra, na sua divulgação em mostras, na sua documentação por meio de catálogos e mediante iniciativas de arte-educação. Além disso, promove o fortalecimento dos acervos públicos brasileiros.

Educativo do Prêmio
Ao promover o Prêmio CNI SESI Marcantonio Villaça para as Artes Plásticas, o SESI visa contribuir para a democratização do acesso à arte e para tornar sua percepção mais simples para crianças, jovens e adultos, cumprindo, assim, um dos seus mais altos e importantes objetivos.
Dentro das atividades da exposição é realizado o encontro SESI Arte-Educação para professores, uma edição pela manhã e outra pela tarde. O encontro tem o objetivo de aproximar o universo das ações artísticas das práticas pedagógicas, entendendo a arte como exercício de experimentação fundamental para o desenvolvimento sensível e intelectual dos alunos.
Além de certificado de participação, é disponibilizado material pedagógico contendo textos explicativos e propostas práticas discriminadas. O mesmo será distribuído a todos os professores presentes ao encontro.
O SESI, RS vai oferecer ônibus para as escolas que se agendarem para participar do Educativo para as escolas ( visitas guiadas e oficinas).

Marcantonio Vilaça
Curador, colecionador e galerista, o advogado pernambucano Marcantonio Vilaça é considerado um dos responsáveis pelo desenvolvimento da arte contemporânea no Brasil e por sua inserção no mercado internacional das artes nos anos 1990. Sua coleção, com mais de duas mil obras, se tornou um parâmetro de qualidade no país e percorreu museus de várias capitais brasileiras. Marcantonio faleceu aos 37 anos, em 1º de janeiro de 2000, vítima de uma parada cardíaca.

EXPOSIÇÃO PRÊMIO CNI SESI
MARCANTONIO VILAÇA

Usina do Gasômetro – Mezanino
Avenida Presidente João Goulart, 551
Bairro Centro Histórico – Porto Alegre RS
Abertura: 30 de maio – 19h30min
Período expositivo: 31 maio a 1º. julho de 2012
De terça a domingo, das 9h às 21h
Visitas guiadas e oficinas para escolas
Agendamento pelo telefone SESI: 0800518555
Visitas guiadas para outros grupos
Agendamento com o Setor de Mostras e Exposições da Usina do Gasômetro
Telefone: 51 | 3289-8100 | 3289 8112 | 3227 8870 E-mail: usina@smc.prefpoa.com.br
mostras@smc.prefpoa.com.br
Encontro SESI Arte-Educação para Professores
Dia 31 de maio de 2012
Usina do Gasômetro
Vagas limitadas e gratuitas
Turmas: 8h às 12h e 14h as 18h
Carga horária: 4 horas
Visita guiada e oficinas para escolas
Período: 12 a 15 de Junho
Manhã
Das 9h às 10h e das 10h às 11h
Tarde
14h às 15h – 15h às 16h – 16h às 17h

OS AGENDAMENTOS PARA O ENCONTRO PARA PROFESSORES E VISITAS GUIADAS E OFICINAS PARA ESCOLAS DEVERÃO SER FEITOS PELO TELEFONE: 0800-518555
E-MAIL: sesirs@sesirs.org.br

Informações Gerais
Telefone: 0800518555
Site: http://www.sesirs.org.br
Assessoria de Imprensa
Dinorah Araújo
Jornalista Diplomada – MTB 5704
Telefones: + 55 (51) 3311.6677 e 9964.5492
E-mail: dinorah@cpovo.net
Skype: mdatuar

Anúncios
 

Etiquetas: , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: