RSS

Concerto SESI Catedrais em Porto Alegre

04 Jul

Concerto SESI Catedrais em Porto Alegre
“Caráter melancólico e introspectivo procura destacar a virtuosidade do instrumentista”

O próximo domingo, dia 8 de julho, vai marcar a apresentação do concerto SESI Catedrais na Igreja Nossa Senhora das Graças, em Porto Alegre.

Sob a batuta do maestro Antônio Borges-Cunha, tendo como solista Emanuel Caramaschi (viola), 24 anos, vencedor do Concurso Jovens Solistas pela segunda vez consecutiva, a Orquestra de Câmara Fundarte vai executar as obras Prelúdio da Suíte Holberg, Op. 40 (Edvard Grieg), Antiche Danze Ed Arie (Ottorino Respighi), Elègie para Viola (Henri Vieuxtemps), Valsa (Piotr. Ilyich Tchaikovsky) e Israel: Suíte sobre temas populares israelenses (Benny Wolkoff).

Segundo o jovem solista Emanuel Caramaschi, a peça Elègie para Viola que nesse concerto recebeu orquestração de Vagner Cunha, foi originalmente escrita para viola e piano. “A Elegia op. 30 de Henri Vieuxtemps é uma peça até hoje reconhecida pelo público com muito entusiasmo. É uma obra bastante apropriada para a tessitura da viola, que explora igualmente tanto os graves quanto os agudos do instrumento. O gênero musical “elegia” tem um caráter melancólico e introspectivo, que nesta peça possui passagens cantabile e expressivas e procura destacar a virtuosidade do instrumentista”, destaca.

O concerto que é uma realização do Sesi, RS, será apresentado com entrada franca.

ORQUESTRA DE CÂMARA FUNDARTE
Agraciada com o Prêmio Líderes e Vencedores 2011, na categoria Expressão Cultural, a Orquestra de Câmara FUNDARTE iniciou suas atividades em março de 1996 como Orquestra SESI/Fundarte, a partir da parceria entre o Serviço Social da Indústria – SESI/RS e a Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE, com os objetivos de contribuir para o crescimento cultural do Rio Grande do Sul, abrir mercado de trabalho para músicos jovens com capacitação profissional e levar a música orquestral para as populações das cidades do interior do Rio Grande do Sul e Capital, abrangendo todas as camadas sociais e faixas etárias.
É formada por 15 músicos profissionais tendo como Regente Titular o compositor e maestro Antônio Carlos Borges-Cunha e, como Diretora Executiva, a professora Therezinha Petry Cardona. Seleciona, anualmente, jovens de até 25 anos para serem solistas nos concertos agendados.
Nesses 16 anos de atividades, realizou mais de 554 concertos em 100 cidades do Estado, atingindo diretamente um público aproximado de 265 mil pessoas ao levar, com regularidade, a música de orquestra a teatros, igrejas e espaços alternativos de arte no interior gaúcho.

Antônio Borges-Cunha
Compositor e regente, Antonio Borges-Cunha é professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, regente titular da Orquestra de Câmara Fundarte e diretor artístico da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro. Borges-Cunha tem participado como convidado em eventos nacionais e internacionais. Como regente tem contribuído para a atualização permanente do repertorio e renovação do interesse do público orquestral. Sua programação de concertos busca conciliar o repertório tradicional com as múltiplas tendências da música atual.
Borges-Cunha é Doutor em Música pela Universidade da Califórnia, San Diego, onde estudou com Roger Reynolds, Harvey Sollberger e Brian Ferneyhough. No New England Conservatory, Boston, estudou composição com Robert Cogan e regência orquestral com Pascal Verot. No Brasil, seus principais professores foram: H. J. Koellreutter, Armando Albuquerque, Arlindo Teixeira e Milton Masciadri.
Borges-Cunha recebeu o título de Mestre em Música no New England Conservatory com dois títulos honoríficos: Academic Honors and Distinction in Performance

Emanuel Caramaschi
Bacharel em Música pela UFRGS, sob a orientação da profa. Hella Frank, já participou de várias orquestras do sul do Brasil, entre as últimas, Orquestra Unisinos, Orquestra de Câmara Theatro São Pedro de Porto Alegre e a Orquestra Barroca “Capela Strumentale”. Ministrou aulas no Curso de Extensão em Instrumentos Musicais da UFRGS e do Conservatório Musical Unisinos, em São Leopoldo-RS. Participou de inúmeros Cursos, Festivais e Masterclasses de Violino e Viola, com renomados professores nacionais e internacionais. Atualmente tem lecionado aulas de violino e viola na Academia de Música de Carazinho, integrando também a Orquestra de Câmara da mesma cidade, sob a regência de Fernando Cordella. Integrou a Orquestra para a Ópera “As Sete Caras da Verdade” de Nico Nicolaiewsky, produção artística realizada em Porto Alegre-RS. Tem participado do projeto de música contemporânea coordenado por Diego Silveira, percussionista da OSPA, realizando recitais na capital gaúcha desde o ano passado, momento em que o Instituto Goethe foi espaço para apresentações. Tem realizado produção musical em eventos na região da Grande Porto Alegre, através da “Accordes Produções Musicais” e desenvolvido trabalhos de gravação de CDs e trilhas sonoras para curta-metragens gaúchos e comerciais de TV, como músico convidado, assim também como em orquestras, grupos de câmara e outras formações camerísticas na região sul do Brasil. Sendo um dos Jovens solistas vencedores do Concurso realizado pela Fundação Municipal de Artes de Montenegro-FUNDARTE, em 2011, solou o Concerto para viola de Béla Bartók frente à Orquestra de Câmara Fundarte em Porto Alegre. Foi selecionado para a final do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – OSPA.

ORQUESTRA DE CÂMARA FUNDARTE
Prêmio Líderes & Vencedores 2011-Expressão Cultural

CONCERTO SESI CATEDRAIS
Dia 08 – 19h30min – Porto Alegre
Igreja Nossa Senhora das Graças
Wenceslau Escobar, 2380 – Bairro Tristeza
Telefone: (51) 3265.1955
Duração: 60 min
ENTRADA FRANCA
Informações
http://www.fundarte.rs.gov.br e http://www.sesirs.org.br
Telefone 0800518555

Assessoria de Imprensa
Dinorah Araújo
Jornalista – MTb 5704
Telefone: 51 9964.5492 e 3311.6677
E-mail: dinorah@cpovo.net
Skype: mdatuar

Anúncios
 

Etiquetas: , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: