RSS

“A Traça Biblió e o Poeta – Brincando com os versos de Carlos Urbim”

09 Jul

Peça infantil “A Traça Biblió e o Poeta” na
3ª. Feira do Livro de Inverno de Tramandaí
Foto: Claudio etges

O dia 13 de julho vai marcar a apresentação do espetáculo infantil “A Traça Biblió e o Poeta –Brincando com os versos de Carlos Urbim” na 3ª Feira do Livro de Inverno, evento que integra a programação da 23ª Festa Nacional do Peixe que iniciou no último dia 29 de junho e segue até 22 de julho de 2012.
A apresentação do espetáculo que será realizado às 14 horas, com entrada franca, no Pavilhão Cultural do Centro Municipal de Eventos, é uma realização da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Tramandaí, por meio da Biblioteca Pública Municipal.

A peça
Ambientada num universo lúdico, a peça é indicada para estudantes da Escola Infantil à quarta série do Ensino Fundamental e estimula a leitura e a preservação dos livros de forma alegre e divertida.
A trilha sonora, criada especialmente, sublinha as ações da personagem traça Biblió e os signos teatrais como o figurino e o cenário, formado por imagens que acompanham o desenvolvimento do roteiro.
Protagonizada e dirigida por Dinorah Araújo, em montagem da Companhia Te-Atuar, por meio de recursos visuais e sonoros, a personagem Biblió vai contando sua história e dizendo, com o manuseio de brinquedos e livros, poemas do Caderno de Temas de Carlos Urbim, que falam do cotidiano dos guris e das gurias no mundo da escola e da família, como jogo de taco, pandorga, geografia, aritmética, papel de carta, namoro e bolinho de chuva.
Segundo a pedagoga Eliane Alberche, nessa relação de prazer com o livro, a criança constrói suas aprendizagens, forma conceitos e estrutura seu pensamento.
Urbim diz que os poemas do Caderno de Temas envolvem coisas que estão na vida da gente, que continuamos fazendo, repintando. “Traduzem o mundo da escola no olhar de um guri, de forma sapeca e alegre, permitem enxergar o mundo da mesma altura, encontrando o mesmo olhar da criança”, completa o autor.

A Traça Biblió
É uma traça singular que ama os livros e, ao invés de roê-los, se tornou guardiã da biblioteca infantil de uma velha escola onde mora.

O sítio – http://www.tracabiblio.com.br
De acordo com a filosofia e estética da personagem Biblió, o site que tem concepção de Dinorah Araújo e do designer gráfico Luiz Carlos Fetter, pretende incentivar a leitura e a preservação dos livros de forma alegre e divertida. A idéia é que a página se constitua num espaço de encontro da Biblió com a gurizada e seja uma ferramenta que contribua para a valorização do livro físico e da leitura.

“A tracinha simpática se espalha pela Internet, com site próprio. Aventura-se pelas novidades tecnológicas que projetam o futuro. Seu recado, no entanto, é único: mesmo no mundo virtual, o gosto mais saboroso é o do papel desempenhado pelos livros em nossa vida”, afirma Carlos Urbim.

A TRAÇA BIBLIÓ E O POETA
BRINCANDO COM OS VERSOS DE CARLOS URBIM
Dia 13 de julho de 2012 – 14 horas – Entrada franca
Pavilhão Cultural do Centro Municipal de Eventos (Antiga Rodoviária)
3ª. Feira do Livro de Inverno de Tramandaí
Duração: 50 minutos

Informações
Sítio: http://www.tracabiblio.com.br
Telefones: +55 (51) 3311.6677 e 9964.5492
E-mail: dinorah@cpovo.net
Skype: mdatuar

Anúncios
 

Etiquetas: , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: