RSS

Sindicato pede ajuda contra demolição do Centro Cenotécnico

09 Jul

Tribuna Popular
Sindicato pede ajuda contra demolição do Centro Cenotécnico

Na foto: Vinícius Gentil dos Santos Cáurio, Pres. do Sindicato dos Artistas e Técnicos em espetáculos de diversão – SATED/RS – Foto: Leonardo Contursi

Na tarde desta segunda-feira (9/7), durante a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre, o presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Rio Grande do Sul (Sated/RS), Vinícius Gentil dos Santos Cáurio, pediu aos vereadores ajuda para impedir que a prefeitura desaproprie o espaço onde está construído o Centro Cenotécnico do Estado. O motivo, segundo ele, é a realização de obras previstas para a Copa do Mundo de 2014.

“A prefeitura está anunciando a demolição do Centro para satisfazer projetos da Copa do Mundo, que durará apenas 15 dias na cidade”, disse. “Não podemos aceitar que toda a história e garra construídas pelos cidadãos de Porto Alegre sejam arruínadas em virtude de um evento passageiro.”

Fechamento do Centro Cenotécnico e desapropriação para a realização de obras previstas para a Copa do Mundo 2014 – Manifestante com faixas – Foto: Leonardo Contursi

Cáurio informou que o Centro Cenotécnico, localizado na Rua Voluntários da Pátria, existe há 17 anos e tem, entre suas atividades, a realização de oficinas de artes cênicas, aulas para artistas, cursos e construção de cenários e montagens para peças de teatro.

Surpresa

Segundo Cáurio, em 2013 estava prevista uma reforma estrutural no Centro Cenotécnico, com recursos já garantidos pelo governo estadual. O Centro possui hoje cerca de 1,7 mil metros quadrados de área. “Fomos pegos de surpresa com essa notícia da demolição”, lamentou. “Voltamos à obscuridade do provincianismo vendo nossos gestores rejeitarem os espaços culturais.”

Para Cáurio, Porto Alegre foi referência de cultura e arte na década de 90. “Tivemos a consolidação da descentralização da cultura, a criação de espaços culturais, como a Bienal do Mercosul e o Festival Porto Alegre em Cena, mas, passadas duas décadas, vemos um descaso do Executivo com essa trajetória”, disse.

O presidente do Sindicato ainda questionou a prefeitura sobre que marca quer deixar para as futuras gerações. Cáurio também fez um apelo aos vereadores para que ajudem os artistas em sua luta para manter o Centro Cenotécnico.

Texto: Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Anúncios
 

Etiquetas: , ,

One response to “Sindicato pede ajuda contra demolição do Centro Cenotécnico

  1. Adroalo Bauer

    Julho 9, 2012 at 8:34 pm

    A ganância de uns poucos não tem limites. Cultura mexe nos coldres deles. Ops! Nos bolsos!

    Gostar

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s