RSS

Convocação: Outras Danças 2012

04 Set

 

Outras Danças 2012 convoca bailarinos, coreógrafos, criadores e intérpretes para residências

A Fundação Nacional das Artes (Funarte) e a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul reúnem em Porto Alegre bailarinos, intérpretes-criadores, críticos, gestores, programadores e produtores em dança do Brasil, do Uruguai e da Argentina no projeto Outras Danças 2012, que será realizado entre os dias 1º de outubro e 11 de novembro. Estão abertas até 08 de setembro as inscrições para as residências, ministradas pelos coreógrafos Luis Garay (Argentina) e Adriana Belbussi Figueroa (Uruguai).

Esta edição traz como marca a realização de ações comprometidas com a aproximação entre artistas, produtores, críticos, programadores, gestores e governos de diferentes países da América Latina, com vistas ao estabelecimento de novas possibilidades para a dança através da formação e da criação de estratégias para diálogo entre os diferentes sujeitos ligados à dança.

Karine Ft: Alex Hermes

Com programação gratuita e diversificada, o projeto tem o propósito de reunir ações de importância estrutural para a dança, tais como circuitos de espetáculos, mostras e ações de reflexão, debate político, e de geração de conhecimento – de forma colaborativa. Em 2012, além das duas residências, estão programados a Mostra Solos e Duos (com trabalhos dos três países envolvidos) e o II Seminário Novos Caminhos e Outras Danças na América Latina: Criação, Produção e Gestão.

As residências vão reunir 26 artistas brasileiros, por 30 dias, em um processo de criação coletiva. Os participantes vão exercitar, em conjunto, a experimentação e a investigação artística e compor trabalhos, em solo e em duo. Além disso, vão lançar reflexões e propostas para novas estratégias de articulação, dirigidas à dança. Cada um dos dois coreógrafos desenvolverá um trabalho, com uma turma de 13 artistas, a serem selecionados através de convocatória e seleção pública – os organizadores chamam a atenção para o caráter democrático deste processo. Os selecionados vão ser responsáveis por acompanhar todo o processo criativo e, ao final, desenvolverão um trabalho, para ser apresentado na Mostra Solos e Duos. Todos os participantes receberão certificado de participação, chancelado pela Funarte. Os artistas selecionados que não moram em Porto Alegre terão hospedagem e alimentação, durante todo o período das residências e da mostra.

Em 2011, o projeto foi realizado em Fortaleza, no Ceará, reunindo interessados do Brasil, Chile e Colômbia, envolvendo, ao todo, 120 profissionais, dentre artistas, técnicos, produtores, palestrantes e gestores, além de ter mobilizado um grande público presente nas atividades.

Trata-se de uma promoção do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Nacional das Artes (Funarte), e do governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), com apoio da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen), e realização da Quitanda das Artes – Agência e Produtora Cultural e da Ânima Cia. de Dança.

Outras informações em http://www.outrasdancas.com.br/

Advertisements
 

Etiquetas: , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: