RSS

O maranhense Nosly lança CD Parador dia 27 na Livraria Cultura

22 Out

Nosly lança Parador com pocket show em Porto Alegre 

 Parador, terceiro disco do cantor, compositor e violonista maranhense Nosly e o primeiro com foco mais direto no público brasileiro continua abrindo espaços país afora.  Acompanhado apenas de seu violão, o que não é pouco diante da intimidade do músico com o instrumento, Nosly se apresentou em Curitiba (PR) no dia 23 de outubro (TEATRO PAIOL), e dia 27 de outubro será a vez da Livraria Cultura em Porto Alegre (RS).

Depois de um antológico show de lançamento no Teatro Arthur Azevedo em São Luís (MA) onde se apresentou com um time de músicos de primeira linha e direito à participação especial do amigo Toninho Horta, Nosly adota o formato pocket show. Se por um lado a fórmula priva o público do peso instrumental, por outro privilegia a interação com a platéia, que pode conferir os dotes de um violonista em grande forma.

No set list, onde predominam o repertório de Parador, há espaço reservado para momentos marcantes da carreira do artista, canções fazem parte dos CDs Teu Lugar(2000)  e Nave dos Sonhos(2007).

Parador é um namoro escancarado com o pop. Tudo nele, da embalagem aos arranjos é um afago aos ouvidos volúveis destes tempos rápidos e rasteiros. Só que Nosly, cidadão do mundo da música, acumulou bagagem pesada nas tantas horas de voo de sua considerável trajetória internacional, e não foi fácil reduzi-la ao essencial. O resultado traz ganhos evidentes para o universo pop.

O caso de Nosly é singular, apesar dos muitos pontos de convergência com tantos nomes surgidos ou de carreiras consolidadas na última década, que vitaminaram a canção brasileira com fartas doses de lirismo e poesia, a exemplo do parceiro de início de jornada, Zeca Baleiro, mas também Chico César, Otto, Lenine, Rita Ribeiro, Vander Lee e tantos outros.

Instrumentista de amplos recursos e melodista idem, Nosly viu seu caminho pender naturalmente para o lado instrumental, e só aos poucos foi se revelando intérprete de igual solidez. Em Parador, ele encontrou seu ponto de fusão. O disco transborda esse contentamento, de quem trabalhou duro para sentir-se à vontade em um ambiente relativamente novo.

A canção que dá nome ao disco, composta com Gerude e Luís Lobo, é exemplar nesse sentido. Estilosa e grudenta no melhor sentido, traz uma alegria contida em seus acordes menores, mas exaltada na linha vertiginosa do baixo fankeado, de resultado irresistível. Graças a esses atributos, a canção começa a despontar como hit nos dials locais.

Impossível não destacar Oh baby perdoe, historinha romântico-proletária capaz de derreter corações radiofônicos com sua orquestração acústica e teclado baladeiro, bem como Versos Perdidos, regravação de sua parceria com Baleiro e Fausto Nilo, sucesso de Baladas do Asfalto. Nosly sai dignamente da inevitável comparação.

O contrabaixo do rastaman maranhense Gérson da Conceição por si só justificaria a presença da versão do sucesso do Toto, I’ll be over you, no disco, mas o fato é que a versão ficou bem bacana e pra cima.

Importante destacar, por se tratar de um artista à primeira vista mais associado à construção melódica, a preocupação de Nosly – e não somente neste disco – em privilegiar o texto, procurando a companhia de artífices da palavra (cantada ou não) e poetas da canção. Em Parador, a lista é longa: Zeca Baleiro, Fausto Nilo, Chico César, Fernando Abreu, Sérgio Natureza e Olga Savary.

Apesar de Doer, parceria com Vanessa Baumagny, e Aldeia, que Nosly divide com o poeta Celso Borges e que ganha o reforço de Zeca Baleiro na gravação são os dois momentos mais sublimes do disco. Sublimidade que às vezes só a melancolia pode atingir e que reforça um possível conceito a respeito deste disco: pop sim, descartável jamais.

Para ouvir:

http://www.radio.uol.com.br/#/busca/artista/nosly

Show Parador de Nosly em Porto Alegre/RS

dia 27 de outubro (sábado) na Livraria Cultura

Sábado, às 19h 30

Bourbon Shopping Country – Av. Túlio de Rose, 80 – Passo DAreia

  

Apoio:

Movimento Fala Brasil

A Cultura 100% Coletiva & Sustentável

jfalabrasil@hotmail.com
51. 3228.4382 / 9144.3426
Facebook (1 e 2): Fala Brasil Cultura
HomePage Facebook: 
Movimento Fala Brasil de Cultura
Twitter: @jfalabrasil
Anúncios
 

Etiquetas: , , , , ,

One response to “O maranhense Nosly lança CD Parador dia 27 na Livraria Cultura

  1. lista de emails

    Outubro 26, 2012 at 8:50 pm

    keep up buddy, you people are doing a great job. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Gostar

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: