RSS

S.O.S. Cultura Fala Brasil! 5 min de atenção…

13 Abr

Leiam também o texto com nossas propostas abaixo dessa segunda etapa de depoimentos: Obrigada!

Glória Athanázio Guarani-Kaiowá compartilhou a foto deMovimento Fala Brasil de Cultura.

Existe alguma coisa que pode nos tirar do ar, nos derrubar: uma morte anunciada. Aquela situação em que sabidas as razões, as ações necessárias e a devida possibilidade – escancarada, não aparecem soluções nem boa vontade. 

Gente, o Fala Brasil! é coisa de maluco! Daqueles que, desprendidos e despretensiosos, se jogam de cabeça na construção de um ideal… Acompanho a Rô Scherer há quase 18 anos e bem sei que, graças à sua determinação inesgotável, esse veículo vem registrando e divulgando toda a história cultural da nossa cidade. São milhares de fotos, incontáveis noites sem dormir – lendo, resumindo, escrevendo, diagramando, atendendo aos apelos da nossa classe artística por uma “janela” onde sua criação possa tornar-se conhecida e reconhecida, com o devido respeito; e isto toda a gente reconhece, esse é O VEÍCULO que dedica espaços a todas as tribos, todos os fazedores de cultura, músicos, bailarinos, teatrólogos, atores, escritores, artistas plásticos… com o mesmo tratamento respeitoso e despido de tendências político-partidárias.
Me parece que é chegada a hora do devido reconhecimento: o apelo está feito! Eu apoio e participo dessa “viagem” com o meu trabalho voluntário, há tempos. Sigo junto!! E ai, vamos nessa? Cadê o pessoal da grana? Aqueles que adoram se pavonear com a cultura – assinando shows de qualquer zé mané que vem de fora do estado mas que não “se coçam” pra fazer parte de projetos maravilhosos que são gestados por aqui e que morrem à mingua, engavetados… Cadê, hein??

Melomaníacos Melomaníacos via Marius Quiróz
Em apoio ao FALA BRASIL. S.O.S CULTURA GAÚCHA!
Graziela Castro Saraiva compartilhou um link.

Este movimento é nosso, FALA BRASIL não vai parar!!!

 

Bel Cabral compartilhou sua foto.
AMIGOS FACERS! PRECISAMOS APOIAR E DIVULGAR O “FALA BRASIL”. UM DOS RARÍSSIMOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO VOLTADO A CULTURA RIO GRANDENSE!! VAMOS NOS EMPENHAR PARA QUE ESTE IMPORTANTE JORNAL TENHA TODO APOIO QUE MERECE! SENHORES EMPRESÁRIOS E CLASSE ARTÍSTICA EM GERAL, APOIAR ESSA CAUSA TRARÁ BENEFÍCIO A TODOS E ELES MERECEM!!!
Cia de Arte
— FALA BRASIL, UM JORNAL QUE FAZ A DIFERENÇA PEDE CINCO MINUTOS DA SUA ATENÇÃO:
O que mantém um Jornal gratuito circulando?
Determinação, colaboradores, conteúdo, apoio dos leitores e dos pontos de distribuição, anúncios, patrocínio . . .

 

Marcelo Delacroix compartilhou um link.

Após 20 anos de serviços prestados à cultura do RS, com circulação gratuita desde 1992 divulgando os espetáculos e a produção artística do estado, é triste ver o Jornal Fala Brasil Cultura precisar (mais uma vez!) pedir ajuda para sobreviver. É inacreditável!

Luís Mauro Vianna compartilhou um link.

Meus prezados amigos do facebook. Dificilmente venho pedir-lhes alguma coisa. Desta vez, porém, faço em nome da integração de todas as forças artísticas e culturais. Da manutenção de um importante espaço para nossa divulgação. Quero convidar a todos para tomarmos consciência do que está acontecendo com o jornalismo cultural genuíno, uma crise tão sem precedentes que de repente, pode fazê-lo deixar de existir. Leia o link do Fala Brasil, e compartilhe. Você estará fortalecendo uma ideia, um movimento cultural. Obrigado.

 
Vamos nos empenhar para que este grande Jornal FALA BRASIL CULTURA tenha todo o apoio e divulgação que merece!!! SENHORES EMPRESÁRIOS CONTAMOS COM A VOSSA AJUDA!!! ELES MERECEM!!! É O NOSSO VEÍCULO MAIOR DE DIVULGAÇÃO ARTÍSTICA!!! Grata por tudo o que puderem fazer!!!
Marius Quiróz

Conheço o trabalho do Jornal Fala Brasil Cultura já faz alguns anos. Todas as expressões culturais ali estão. Sou mais um em apoio ao trabalho gratuito de 100% CULTURA em nossa cidade. O Fala Brasil precisa voltar a circular. Viva Fala Brasil Cultura

Divulgando, compartilhando e apoiando.

Denizeli Cardoso

Fala aí!

Fala voce, falo eu, falem todos, o que quiser!
FALA BRASIL
Beijo pra guerreira Rosane Scherer do Fala Brasil Cultura!
https://falabrasilcultura.wordpress.com/

Francisco Marshall Profissionais de primeira qualidade, pessoas fundamentais de nossa comunidade, merecem reconhevimento e todo o apoio possível.

Francisco Marshall Vamos nos mobilizar. São fundamentais!

Paula Inter isso ai ro vamos todos juntosssssss..o falabrasil merece estar bem firme e forte sempre.bjs te adoro amiga

Graça Garcia compartilhou a foto de Fala Brasil Cultura.

há 15 horas

Queridos Amigos, já repassei a importantes Contatos meus e o fiz tbm para Vocês terem esta noção, por email. Vamos torcer pelo SUCESSO dos APOIOS!!! Bjs com meu carinho!!!

Oly MilongaBlues Jr. compartilhou um link.

pois é…
a cultura pedindo ar pra sua sobrevivência…
nos resta o apoiar, contribuir e retribuir!!
https://falabrasilcultura.wordpress.com/2013/04/13/s-o-s-cultura-fala-brasil-5-min-de-atencao/

Leandra Mazzoni Isso é muito bom! Gostei!

Manoel Zanini compartilhou um link.

há 53 minutos      Engajamento

Andrei Brum compartilhou sua foto.
tamo junto Ro !!
Midian Almeida compartilhou sua foto.
Amigos e amigas, esse jornal é muito legal. Vale a pena ler, apoia, divulgar. Divulga a cultura, que é alimento da alma humana. Bora divulgar!
Gledson Rangel J Pierotto compartilhou sua foto.
UM SALVE CULTURALIZADO ………….
Jane Pires Costa Coelho via Adroaldo Bauer
Recomendo ler…
Alvaro RosaCosta
Esta idéia precisa continuar.
Lisi Oleques compartilhou a foto de Movimento Fala Brasil de Cultura.
Caminhada virtual, não parece ser a solução. Vamos divulgar uma conta RO, para fazermos uma campanha e conseguirmos colocar o jornal nas ruas novamente!??

Gilberto Wallace BattilanaAbril 15, 2013 às 12:13 am Edit #

O FALA BRASIL CULTURA, um dos raros jornais que se ocupa da cultura rio-grandense, numa iniciativa democrática e aberta a todas as tendências, precisa, agora da nossa solidariedade. Vamos unir forças e criar um movimento de apoio para o retorno da circulação do Fala, para termos, novamente uma voz para divulgar a cultura independente da nossa cidade e do nosso Estado.

Cinco minutos da sua atenção:

S.O.S. Cultura Fala Brasil!

imagem fb capas 2013 campanha SOS 2 - 150web
Trabalhar a ideia do Coletivo nas Ações é algo que incentivamos a quase duas décadas de circulação do Jornal Fala Brasil! 100% Cultura. Como editora do jornal e responsável pelo projeto criado em 1992, consciente da necessidade de mídia para os artistas locais, almejei que o Fala Brasil! Se tornasse um veículo de divulgação constante das ações culturais e artísticas, mas também um veículo de Opinião!

Idealizamos e desenvolvemos o projeto, a partir do entendimento de que Cultura é prioridade máxima para qualquer país. Segundo Edward B. Tylor – Cultura é… “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Concordo com ele… Isso inclui, portanto, uma grande importância para a Educação de qualidade que almejamos. Um país é o que sua Cultura representa. Não é uma visão de todos e sabíamos estarmos fadados a cumprir uma trajetória difícil. Por quê? Porque há que se ter paciência, persistência e memória das ações.

Penso ser necessário Falar toda verdade: Estamos em perigo!

O que mantém um Jornal gratuito circulando?
Determinação, colaboradores, conteúdo, apoio dos leitores e dos pontos de distribuição, anúncios, patrocínio.

Do que precisamos? Anúncios e patrocínios, continuidade do apoio, manutenção da adesão dos colaboradores.

E é com a ajuda de vocês que queremos conquistar isso. Mas não vamos escrever nossa história aqui no blog.

Vocês estão convidados a fazê-lo. – Escreva seu depoimento. Conte a sua história ou dê sua opinião de sobre o Fala Brasil! Podem “Curtir e “compartilhar nossas páginas no Facebook, demonstrando a outros que se importam com a permanência em circulação desse nosso veículo e com nosso trabalho e o trabalho de todos os artistas que seguem conosco essa trajetória.

É assim que Vencemos: Juntos!

Quem sabe com uma Atitude Coletiva consigamos que as instituições governamentais e privadas, bancos, empresários em geral, associações e sindicatos, etc., nos percebam, como você nos vê, como uma opção de mídia a ser pensada por agências de publicidade e gerências de comunicação, uma opção de investimento social.

Empresas e instituições que não investem na diversidade tendem a conformar a sociedade à própria imagem, uma única e esclerosada Fala. Parece simples, mas tem sido árdua a tarefa de generalizar a percepção disso! Somos persistentes, temos paciência e a memória das ações que ombreamos com muitos na área da cultura de nossa cidade nestes 18 anos. Então, é mesmo simples! Basta que uma porcentagem de recursos já existentes para publicidade anual seja destinada a essa finalidade cultural, à promoção da diversidade da expressão. Incluindo aí Projetos, Veículos, Patrocínios culturais…

Não há necessidade de novas leis. É uma questão de consciência social mesmo. Basta que o foco seja cumprido com honestidade e com regras justas: 5% ou 10% da verba de publicidade anual (da que já vem sendo investida, sem necessidades sequer de agregar valor novo) de bancos, governos, instituições, associações, sindicatos, empresariado. Simples assim. “Repartir o bolo feito por todos nós”, também com os veículos segmentados, comunitários e alternativos independentes, que publicam vozes outras e trilham caminhos
mais populares, possibilita manter canais de expressão e divulgação das culturas locais, amplia o universo pela diversidade e criatividade, alarga a democracia pavimentando o acesso da sociedade aos seus direitos de informação.

Queremos continuar fazendo um jornal livre, informativo, necessário na troca de saberes, para a Cultura em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no Brasil a fora e além…

O Jornal Fala Brasil! é 100% Cultura. A totalidade de nossos colaboradores empresta grátis as contribuições regulares que publicamos nas diversas áreas, como parcerias.
E pergunto, se o jornal impresso é distribuído grátis, quem pagará a gráfica? São 24 páginas em cor – papel branco – impresso em rotativa – com corte e grampeado (investimos em qualidade); 10.000 exemplares mensais, distribuído gratuito nos espaços culturais de Porto Alegre/RS, e disponibilizado nas mídias sociais/web do Fala Brasil.

Olha só o Exemplo de anunciante que pode colaborar para nosso Fala: Prefeitura de Porto Alegre, Governo do Estado do RS, Assembleia Legislativa do Estado do RS, Zaffari, Opus Produções, Caixa Federal, Banrisul, Trensurb, Sesc/Senac, Fiergs, operadoras telefônicas, Sindicatos, Fundações e Associações, empresariados em geral… E mais quem possa e queira interessar-se em promover a diversidade da nossa cultura…

E se alguém ainda quiser colaborar com verba de apoio, incentivo, patrocínios,  coloco abaixo também uma conta do Fala Brasil!

Não é mais que minha obrigação. Vou continuar sendo honesta.

Caixa Federal – Fala Brasil Editora Jornalística
Agência 0453 – operação 003 – conta 2170-7
CNPJ: 09404034/0001.16  (jfalabrasil@hotmail.com)

Fala Brasil! 100% Cultura – divulga todas as áreas da arte e conta no expediente:
Editora: Rosane Scherer
Colunistas/participantes: Affonso Romano de Sant’Anna, Adroaldo Bauer, Daniel Soares, Danúbio Gonçalves, Zé Augustho Marques, Pedro Mazzan e Jú Vieira. Layout/Arte de Marcos Porto. Apoiadores: Ieda Cabrera, Glórya Athanázio, Proletra Editora.

 Movimento Fala Brasil

A Cultura 100% Coletiva & Sustentável

jfalabrasil@hotmail.com
51. 3228.4382 / 9144.3426
Facebook (1 e 2): Fala Brasil Cultura
HomePage Facebook: 
Movimento Fala Brasil de Cultura
Twitter: @jfalabrasil

Já neste início de ideias e ações para “Salvar O Fala”, contamos com alguns depoimentos via web, de artistas e leitores que são os verdadeiros “autores” da VOZ do Fala Brasil! 

Continuaremos registrando aqui no blog as manifestação dos artistas, leitores e apoiadores.

Marietti Fialho II compartilhou sua foto.

Apoio com total convicção o Projeto Fala Brasil Cultura, na pessoa tão batalhadora e altruísta como Rosane Scherer.
Um veículo sem vinculação politico partidária, mas sim politico-cultural e social.
Se faz necessário este grito de alerta.
Esta na hora dos que dizem ser pela cultura, mostrar de fato seu papel.
Precisamos unir nossas forças e potencializar a cultura que esta quase em coma.
Mas que graças ao trabalho de muitos, como o Fala Brasil Cultura, se mantém com todas as dificuldades. Este veículo precisa sobreviver.
Precisamos alimentar este veiculo, para que nossas almas sejam alimentadas com a arte.

 

Jerônimo Jardim compartilhou sua foto.

Este é o veículo que nunca recuou do compromisso de divulgar cultura e arte e nunca se dobrou às atitudes provincionistas que fazem tudo para tornar os artistas locais desconhecidos do grande público. Boa sorte, amigos do nosso grandioso e autêntico FALA BRASIL.

Jerônimo Jardim Por que as nossas empresas e Órgão de Estado adotam comportamento provinciano, só prestam os artistas do eixo Rio-Sampa-Bahia-Minas-Nordeste. Não é de agora. Vivo pra cobrar. Quando dão algo é tipo colher de chá, só pra não morrer o “pedinte incômodo”.

Jerônimo Jardim Felizmente a RBS, com mudanças em suas Redações, está mudando seu comportamento. Tive a prova disso quando fiz o último show DE VIVA VOZ no Theatro São Pedro. Já é um alento! Está provado que a coisa bem divulgada leva público e, portanto, dá retorno ao apoiador. Temos como exemplo recente o MPG, produzido pelo Patinete, QUASE SEM APOIO DAS EMPRESAS DE PORTE.

Carmem Luiza Carmem Luiza Pereiraalvesmontier Atitudes provincianistas a mídia no Brasil, infelizmente.

Rogério Antenor Magalhães Leal Enquanto as novas emissoras de TV forem apenas “repetidoras” das emissoras de Rio e SP, a coisa vai continuar como está. O que falta é mais programações locais. Gente competente não falta. Outro problema é que o povo está induzido pela mídia a “consumir” porcaria. É só ver a audiência do BBB.

Adroaldo Bauer compartilhou sua foto.

Será preciso o que para autorizar um anúncio em jornal idôneo, independente, prestador de serviços ao público de artes e aos artistas locais. Será preciso mesmo o quê? Isso que alguém possa estar pensando, não faremos. Vexatório é. Não somos O Estadão, a Veja, a Folha de São Paulo, nem os veículos locais além Dilúvio. Tenham certeza os responsáveis pela distribuição de verbas publicitárias na cidade de Porto Alegre, o mundo gira… E veloz. Nos voltaremos a ver em breve, logo ali. Força e longa vida ao jornal Fala Brasil Fala Brasil Cultura. Que tenham todos o que fizeram por merecer, desejo muito.

Patrícia Mello compartilhou sua foto.

Fala Brasil Cultura é um jornal independente de divulgação da cultura de Porto Alegre e região, que há 18 anos faz um trabalho importantíssimo de divulgação e registro cultural de todos os segmentos artísticos. Já recebeu vários prêmios e reconhecimento público, porém só isso não basta, pois para ele poder circular de forma gratuita, como sempre foi, precisa de apoiadores e anunciantes!
ALÔ, ALÔ pessoal das agências, empresas, artistas e demais… ANUNCIEM NO FALA BRASIL CULTURA!!

Nanci Araujo  Estou junto. É vergonhoso o tratamento dispensado aos jornais Culturais Alternativos. E o Fala Brasil Cultura é um dos maiores representantes dos artistas dessa cidade. Vamos pelear mais com a Rosane Scherer classe artística.

Rosana Tealdi  Un fuerte abrazo queridos amigos, confiemos en que se solucionará

Estação CiaCrescer compartilhou a foto de Movimento Fala Brasil de Cultura.

SOS PRECISAMOS DE MAIS CULTURA

 

Bando De Brincantes Coletivo de Arte compartilhou a foto de Movimento Fala Brasil de Cultura.

Na luta pelo único jornal exclusivamente dedicado às distintas manifestações culturais gaúchas!

Adrianne Muller compartilhou a foto de Movimento Fala Brasil de Cultura.

Compartilho!!!

Façamos o movimento !!!!!!!!!!!!!! FALA BRASIL é NOSSO e PARA NÓS !!

 

Sandra Alencar Guarani Kaiowá compartilhou a foto de Movimento Fala Brasil de Cultura.

Queremos o Fala Brasil Circulando e Atuante!

Fala Brasil PRECISA continuar circulando…
Haverá uma alma inteligente, que saiba que sem cultura um povo não existe e irá patrocinar esse jornal que tanto faz por nós artistas gaúchos! Sempre contigo Ro! 😉

 

Márcio Gobatto compartilhou sua foto.

O Fala Brasil sempre foi um espaço aberto e democrático para divulgar a boa música e a cultura independente produzida em nossa cidade e em nosso país. Eu também estou nessa campanha em apoio ao Fala Brasil Cultura, para levar adiante essa ideia !

José Fernando Oliveira Moreira compartilhou sua foto.

Então, povo de Porto Alegre, povo da cultura de todas as paragens e gente de boa energia!!! Vamos apoiar o retorno da revista Fala Brasil Cultura!!!! Por que pensamento único nos leva à obscuridade! A diversidade enriquece o espírito!!!

Viviane Juguero compartilhou a foto de Movimento Fala Brasil de Cultura.

Leiam essa postagem. Todos precisamos lutar pelo Jornal Fala Brasil Cultura. OBando De Brincantes Coletivo de Arte apoia e ratifica a extrema importância desse Jornal Cultural continuar circulando. Compartilhe!

Loma Pereira Estou junto!!! Vida longa ao “FALA”!

Zé Caradípia compartilhou a foto de Movimento Fala Brasil de Cultura.

Amigos: O Fala Brasil, conhecido jornal da cultura local está necessitando de verba para vir à tona com suas sempre bem-vindas notícias dos bastidores e da linha de frente das artes e artistas gaúchos. São 10 mil exemplares distribuidos graciosamente trazendo tudo de bom que se possa fazer pelos palcos da cidade e de outras regiões do Estado, trazendo à baila opiniões sobre shows, exposições, discursos poéticos, cinema, literatura, enfim, um pouco de tudo que nos faz sentir em conjunção astral de primeira grandeza, pois o tratamento dado ao grande artista, aquele que passa pelos palcos nacionais com su arte, também é dado ao artista local, tendo este, muitas vez seu único lugar de apoio neste já ilustre jornal de opinião e cultura. Portanto, façamos todos alguma coisa por este veículo que tanto tem feito por todos nós em seus 18 anos de vida. Tenho dito!

Mauro Garrastazu compartilhou a foto de Movimento Fala Brasil de Cultura.

Alô, arteiros!

 

João Barbosa Dos Santos Neto compartilhou a foto de Movimento Fala Brasil de Cultura.

Não temos nada……….. vai, passa o tempo e tudo continua e mesma tragédia anunciada culturalmente em POA, no RS e no Brasil… Tão Decepcionante, que dá enjoo no estomago!!!

Fala Brasil Cultura! Não Podemos perder este espaço importantíssimo para a cultura de Porto Alegre!
“SOS Cultura… SOS Fala Brasil 100% Cultura – e continua a saga!

Sabe que este ano de 2013 o Jornal Fala Brasil Cultura ainda não conseguiu circular… 18 anos divulgando Cultura! Porque não circulamos? … pois bem apesar de todos os meses e semanas ligando, pedindo, enviando propostas, até agora não temos nenhum anúncio que nos pague pelo menos a gráfica… Como disse outro dia: A gráfica!!! Comer e pagar as contas a gente não precisa, sabe??? Porque a ARTE alimenta a ALMA… Que triste… Olha só quem pode anunciar (dividir um pouquinho da verba publicitária que investe nos grandões): Governo do Estado do RS – Assembleia Legislativa, Sesc/Senac, Banrisul, Trensurb, Caixa Federal, Prefeitura de Porto Alegre, Zaffari, entre outros… mas para nós do Fala Brasil Cultura a resposta é Não temos nada……….. vai, passa o tempo e tudo continua e mesma tragédia anunciada culturalmente em POA, no RS e no Brasil… Tão Decepcionante, que dá enjoo no estomago!!! Estou preparando uma campanha e vou precisar da ajuda da classe artística para que o Fala Brasil 100% Cultura volte a circular… É distribuído de graça e divulga nossos artistas… Porque tantos NÃOs?”

 

Etiquetas: , , ,

4 responses to “S.O.S. Cultura Fala Brasil! 5 min de atenção…

  1. Anónimo

    Abril 13, 2013 at 11:55 am

    IEDA “‘CABRERA” SEM O “I”…

    http://www.zepoesia.blogspot.com F: 84230616 99789877

    Date: Sat, 13 Apr 2013 08:47:57 +0000 To: zepoesia@hotmail.com

    Gostar

     
  2. Gilberto Wallace Battilana

    Abril 15, 2013 at 12:13 am

    O FALA BRASIL CULTURA, um dos raros jornais que se ocupa da cultura rio-grandense, numa iniciativa democrática e aberta a todas as tendências, precisa, agora da nossa solidariedade. Vamos unir forças e criar um movimento de apoio para o retorno da circulação do Fala, para termos, novamente uma voz para divulgar a cultura independente da nossa cidade e do nosso Estado.

    Gostar

     
    • Francis Marchi

      Abril 16, 2013 at 7:07 pm

      Acompanho praticamente desde o início há 20 anos atrás o belo trabalho da jornalista Rosane Scherer e do seu Jornal Fala Brasil. Veículo independente sempre preocupado em divulgar a cena musical gaúcha. Tem 100% de credibilidade. Não pode parar. Tem que continuar.

      Gostar

       

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: