RSS

Fala, Jerônimo Jardim … seguem os depoimento.

08 Jun

Segue depoimento do Jerônimo Jardim:

Jerônimo Jardim - Foto: Arq. pessoal do artista

Jerônimo Jardim – Foto: Arq. pessoal do artista

FRUSTRANTE

É frustrante a ausência do nosso FALA BRASIL, o melhor jornal de cultura do RS. Só nele se sabe em detalhe o que ninguém publicaria sobre músicos, poetas, atores, bailarinos, pintores, escultores e suas obras. O que se pode fazer para abrir a cabeça e mexer nos bolsos atrofiados dos “donos” das verbas, principalmente aqueles que movimentam recursos de grandes instituições, quando, como se constata, optam por apoiar/patrocinar “lixo cultural” ou, provincianamente, SOMENTE o que é de fora e até dispensaria patrocínio?!

Em vídeo Jerônimo canta:

www.youtube.com/watch?v=uQ5uooEzt0o

 

 

abaixo, reproduzo alguns comentários relacionado a publicação das palavras do artista em relação ao Fala Brasil! Que quer circular….

Alvaro RosaCosta Acho que é uma boa oportunidade para projeto no Fumproarte Smc pois o retorno para a cidade é evidente!!!

Ieda Leonor Toscani Cabrera O Zé leu, colocou no blog, e se emocionou com teu texto. Obrigado

Midian Almeida de quanto o Fala Brasil precisa pra continuar?

Denise Coelho Fato é que cultura está em baixa nesse nosso País, infelizmente….Ver a programação da Globo virada em Esquentas, Xuxas e Caldeirões, chamando para o famigeráveis funks, com uma linguagem que nos empobrece e dá muita vergonha…. é de quase perder a esperança. É de nos acharmos em um grupo cada vez menor, onde ainda nos tentam fazer sentir vergonha, como se ter um pouco de cultura, gostar de boa música, livros e poesia, falar e se vestir como gente fosse pecado!

Jerônimo Jardim São patrocínios/apoios por edição, acredito, querida MIDIAN. Mas como a Ieda disse acima que o Zé Poeta leu, se vocês são amigos do Face, poderão contatar contigo e te dar a informação que tenho. Beijão.

Jerônimo Jardim Alguém disse num comentário que era PRECONCEITO atacar as programações popularescas. Eu respondi que não é preconceito é CONCEITO PURO!

Denise Coelho CONCEITO PURO! Concordo!

Jerônimo Jardim O diabo é que nem têm culpa do horrível gosto, nem o povo, nem a mídia. Comércio é comércio… Corre atrás do lucro. Já trabalhei muito em propaganda. A mídia é “casa comercial”… Corre atrás de anúncios. Quem faz programação de bom gosto, enfrenta dificuldades… Como exemplo o nosso FALA BRASIL, objeto principal desta postagem.

Rogério Ratner o Juarez Fonseca fez estes dias um post falando disto…eu sugeri ao pessoal do Fala Brasil Cultura fazer um crowfunding, pelo menos pra apagar o incêndio. A Aplauso já fechou e o Usina do Porto, no qual estou escrevendo uma coluna, não anda bem das pernas…sabe cumé, a cultura local não vende, aquela velha história…agora, pra pagar obra super faturada a grana tá comendo solta…

Midian Almeida E porque nós mesmos não fazemos um fundo e cada um vira sócio do jornal. Se pegarmos umas 100 pessoas daria pra fazer um baita fundo

Fabiano Rodrigues Que pena, muito legal esse jornal.

Produsom Sonorizações Nós da www.produsombage.com tambèm concordamos com os comentários acima. Somos webradio e quando falamos de cultura a coisa fica dificil de achar apoiadores.

Jerônimo Jardim Meus amigos do Face que têm meios de replicar o reclame pelo retorno do FALA BRASIL à circulação, façam isso. Seria missão viável para instituições envolvidas com a comunidade rio-grandense como o BANRISUL, por exemplo. A ideia da Midian da constituição de um fundo edificado pelos próprios artistas tropeça na nossa falta de união. As coisas parecem não tocar a coletividade, como se fossem coisas alheia a seus interesses. Ficamos ilhados em nosso próprios mundos. E precisaria da concordância do próprio veículo, é lógico. Mas é uma ideia bem lançada. O Rogério também deu ótima sugestão de busca de apoio direto junto à comunidade. Vamos replicar e tentar uma solução rápida.

Midian Almeida uma universidade poderia abocanhar esse projeto facinho…Porque não apresentar à Unisinos, Ulbra, Puc…a bola está picando

Fala Brasil Cultura Que bacana amigos fico emocionada… mas a gente luta junto e isso é que dá forças para continuarmos tentando. Andei ligando pro pessoal do Governo, e por incrível que parece me disseram: Acabou a verba!!! Aí perguntei como ACABOU a verba, se estamos no mês de maio ainda? E Acabou de onde se nada nos foi “incluído” da que tinha??? Ai pergunto, nem o Banrisul pode nos ajudar, fazer uma publicidade? …R: Aí tem que tentar com eles, enviar proposta… Aí eu disse, já estão com nossa proposta há ANOSSSSSSSS e sempre renovamos e reenviamos, isso quer dizer que não adianta, nunca?? Nunca??? Enviar proposta, ir lá entregar em mãos, levar todos os meses o jornal, ligar e ligar….??? E NUNCA ter um retorno??? QUE PAÍS é ESSE? Que Estado é esse? Que cidade é essa? Porque que quando é CULTURA até nos torcem a cara? Porque quando é CULTURA não tem verba? Porque quando reclamamos, falamos o que está acontecendo nos chamam de chatos? Não é assim não! Isso não é insistência meus amigos …. SOMOS PERSISTENTES MESMO!!

Flora Almeida Quem sabe como assinantes poderemos levantar a verba necessária para a produção do Fala Brasil, fazendo uma campanha de assinaturas por um ano no mínimo pelo Face mesmo. Nós artistas que temos o maior interesse de manter um jornal que nos publica. Vamos fazer um levantamento para ver quantos de nós assina a ZH que ñ nos publica. Vamos à luta!!!

Nei Ferrari Jerônimo Jardim É lamentável o descaso com nossa cultura. Não falo da cultura gauderia. Falo daquela que é feitas por vocês compositores, músicos, artistas plásticos. Saudades da Ipiranga, que patrocinava calendários ilustrados por artistas plásticos de nosso estado. Patrocinadora de primeira hora das Califórnia. Grande parte de culpa é das agências de propaganda e veículos de comunicação. Sempre atrás da grana mais fácil.

Jerônimo Jardim O que fazer? A mídia precisa de anunciantes. Esses medem seus retorno pela audiência. Na audiência, quem manda? A nossa rádio estatal, com boa programação, obtém baixos índices de IBOPE. É preciso fazer um trabalho de base: educação!

Márcio Celli Rosane, quem sabe tentamos um “Crowdfunding” para arrecadar grana para a tiragem? Não sei exatamente os valores necessários, mas poderia ser uma boa ideia. Acho também que este tipo de ajuda proporciona a quem tem muita ou pouca grana poder ajudar, devido a ter vários valores para colaboração. Sei que alguns vão lembrar que o Crowdfunding trabalha com o sistema de recompensa por valor ajudado, mas tenho certeza de que quem for cooperar para este projeto, saberá que a recompensa é termos o Fala Brasil circulando. Fora isso tem também as assinaturas que aFlora citou e o Fumproarte, bem lembrado pelo Alvaro. Não podemos é deixar de fazer alguma coisa, pois, parafraseando o Jerônimo “É frustrante a ausência do nosso FALA BRASIL, o melhor jornal de cultura do RS”.

Fala Brasil Cultura Pois olha só, me digam a opinião aí: pensei em criar aqui no face um GRUPO para discutirmos várias possibilidades. Na página do grupo vou disponibilizar informações do Fala Brasil Cultura e também chamar as pessoas que REALMENTE se importem em participar de um grupo que PENSE o “coletivamente”” em prol da cultura e dos artistas em geral. Lá na página do grupo posso disponibilizar a conta do Fala Brasil da Caixa Federal e quem achar por bem e puder ajudar também com verba, será aceito como apoiador do jornal impresso. Mas como todos sabem, não é desta forma que vamos manter o Fala Brasil! circulando, pois demanda um gasto por edição, para nós, alta. Penso que este grupo, possa “juntos” criar novas alternativas, opinar e participar de um processo para a valorização da nossa cultura e de nossos artistas. Se somarmos muitos, poderemos realmente encontrar novas possibilidades em geral que possa beneficiar ainda mais, também outros projetos e processos, causando aí quem sabe, algumas soluções por tempos melhores, pois JUNTO Somamos Muitos! A luta é de todos 100% Cultura…

Graça Garcia
Queridos Amigos do JORNAL FALA BRASIL, proponho de nos unirmos em cotas de solidariedade para que Vocês continuem com este Trabalho de Divulgação maravilhoso. Precisamos da ATENÇÃO DO EMPRESARIADO GAÚCHO como APOIADORES E PATROCINADORES também. FALA BRASIL CULTURA NÃO PODE MORRER POR OMISSÃO DE QUEM PODERIA LHE ABRIR AS PORTAS. CONTEM COMIGO NESTA LUTA!!! Bjs
Anúncios
 

Etiquetas:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: