RSS

Excêntrica Arca lança seu primeiro disco no Teatro Renascença

04 Jun
Excêntrica Arca - Foto: Samanta Loureiro

Excêntrica Arca – Foto: Samanta Loureiro

Excêntrica Arca lança seu primeiro disco no Teatro Renascença

Banda gaúcha mostra as canções do disco “A Excêntrica Arca dos Camaleões Bardos” no dia 16 de junho, às 20h

Ainda comemorando o sucesso da primeira apresentação, no Bar Ocidente, a Excêntrica Arca está de volta com os lançamentos de seu primeiro disco, desta vez em uma sala de teatro. O show será dia 16 de junho, às 20h, no Teatro Renascença (Centro Municipal de Cultura). No primeiro show estiveram presentes muitos músicos da cena local, entre eles,Leandro Sá e Vivi Peçaibes, da Bidê ou Balde; Ricardo Biscoito, da Tarcisio Meira´s band); Alexandre Marques, da Subtropicais, Bira, da  Zumbira e os Palmares e Elojac, além, é claro, do numeroso público que prestigiou a primeira apresentação.

Mais que uma banda de rock, a irreverente A Excêntrica Arcadá vazão à criatividade e mescla música, performances teatrais e bom humor em shows que tem como fio condutor uma lenda criada por seus músicos, onde o desapego, a amizade, a imaginação e a musicalidade são valorizados. As influências são diversas e fazem parte do imaginário da cidade e também dos artistas que integram a “Arca”, todos com bastante experiência e atuantes no cenário da música do RS. Em 2015, o grupo está apresentando muito som e fantasia nos shows de lançamento de seu primeiro álbum.

Tudo começou quando Régis Cardoso, compositor e tecladista, resolveu revirar seu baú de composições. Convidou outros parceiros de longa data, reuniu a galera em ensaios e posteriormente em gravações que resultaram nesse primeiro disco, intitulado “A Excêntrica Arca dos Camaleões Bardos”. Esse processo foi longo, estruturado, planejado, mas sempre emocional, verdadeiro. A ideia era botar o “bloco na rua” apenas quando estivessem prontos e devidamente imbuídos do espírito mágico que criaram em torno da banda.

Bandas conhecidas no cenário musical sulista em gerações anteriores como O Badulaque, Cálculo Renal, Universo Colorido, Subtropicais, Zumbira e os Palmares, entre outras que abusaram da psicodelia setentista em seus trabalhos, abrigaram alguns dos músicos da Excêntrica Arca e também, na qualidade de bandas irmãs, foram inspiração. Rock progressivo, world music, pop oitentista, psicodelia, tudo entra no caldeirão musical que eles denominam “rock camaleônico”. “É música para pegar a estrada, ouvir em alto e bom som, libertar a alma e decolar num voo livre emocional”, afirma Régis Cardoso, criador do grupo. Além das composições próprias, serão apresentadas durante o show, releituras de Secos e Molhados e Hooodoo Gurus. O show também terá participação de artistas da cena local e performances interativas de personagens mascarados que saem da Arca.

Com figurinos coloridos, máscaras e adereços, os integrantes da Excêntrica Arca apresentam-se como personagens camaleônicos, numa alusão não só às influências musicais, mas também às mudanças e adaptações necessárias para se alcançar a felicidade. Régis Cardoso (Camaleão Pirata), Robson Camargo Serafini (Camaleão Xeique), André Luis Fernandes Luciano (Camaleão Rastafari), César Moraes (Camaleão Mandrake), Thais Werutsky (Rapte-me Camaleoa), e Rolando Borges de Alencar (Camaleão Comanche) têm muitas influências na hora de compor, entre elas, Charlie Garcia, Fito Paez, Guilherme Arantes, Jorge Benjor, The Cult, Talking Heads, La Renga. Daí a mescla de elementos de vários estilos e ritmos presentes no trabalho da banda, que enfatiza bastante as variações de timbres de teclados e riffs melódicos da guitarra. Já as letras remetem ao ideário viajante/estradeiro e à filosofia yogin, com incursões também nos campos do amor e cotidiano.

Em poucas oportunidades, o grupo já pode ver que sua performance atrai os mais diversos olhares. A fim de divulgar um de seus shows, no final de 2014, fizeram um percurso, devidamente caracterizados, no Parque da Redenção, surpreendendo o público que lá estava. O show propriamente dito, apresentado na Sala Álvaro Moreyra ainda em 2014, para mostrar algumas das composições que integram o primeiro álbum, também foi um sucesso. Quem viu garante que nem sentiu a duração de 1h45min do espetáculo. É esperar pra ver o que tem dentro desta “excêntrica arca”.

Sobre os músicos:

Compositor, vocalista e tecladista, Régis Cardoso integrou as bandas Solamente Barbitúricos, Cálculo Renal e O Badulaque. Participou de inúmeros projetos em homenagem a Raul Seixas e Secos e Molhados. Curte esportes de natureza e traz estas vivências para suas composições. Robson Camargo Serafini é professor de música, arranjador, guitarrista, tecladista. Participou dos PoETs, Tribuvudú e dos Renascentes. Baterista e produtor musical, André Luis Fernandes Luciano integra a banda Fruet e os Cozinheiros, premiada muitas vezes no Açorianos de Música. Participou de outras bandas como No Rest, Subtropicais, Zumbira e os Palmares. César “Ratão” Moraes vem de uma família de músicos e tocou com artistas como Gélson Oliveira, Alex Alano (participou do disco Redondas, último do compositor) e Andréa Cavalheiro. Baixista, foi indicado diversas vezes a premiações importantes no Estado. As bandas Sex Machine e Garotos da Rua – com a qual gravou algumas faixas do disco “Boneco de Mola” – e a cantora Flora Almeida contaram com a voz de Thais Werutsky em diversas ocasiões. Pra fechar o time está Rolando Borges de Alencar, violonista, percussionista e vocalista, também integrante da “ancestral “O Badulaque”.

Links:

https://www.facebook.com/excentricaarca

https://www.youtube.com/results?search_query=exentricaarca

https://soundcloud.com/search?q=Exc%C3%AAntrica%20Arca

Serviço:

Show de lançamento do álbum “A Excêntrica Arca dos Camaleões Bardos”

Dia 16 de junho (terça), às 20h no Teatro Renascença (Erico Verissimo, 307)

Ingressos:

R$ 30,00 na hora e R$ 20,00 antecipados nas lojas Glow, Beatnik e Facebrick Instrumentos Musicais

Glow: Rua Senhor dos Passos 164/166, Centro; Rua Dr. Florêncio Ygartua 105, Moinhos de Vento

Beatnik: Praia de Belas Shopping, loja 3072, 3º piso;  Shopping Total, Pavimento Gonçalo 2186

Facebrick Instrumentos Musicais: Rua dos Andradas 835, Centro Histórico

Descontos previstos na Lei

Informações para a imprensa:
Bebê Baumgarten/ Ana Karla Severo/ BD Divulgação
(51) 3028.4201/ 8111.8703/ 9550.3297
http://www.bddivulgacao.com.br

Anúncios
 
Deixe o seu comentário

Publicado por em Junho 4, 2015 em Uncategorized

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: